pesquisar
Estreias
Espectáculos
Agenda
Reservas
Bilheteira
Notícias
A Trombeta da Abadia
Fotogaleria
Links
NEWSLETTER
e-mail
 
remover e-mail

 

 

 


---espectáculos

Tanegashima
Fernão Mendes Pinto e Nampo Bunshi
duração: 1h18
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: A história da espingarda que mudou um país. A história da mulher que pagou a mudança.
Tanegashima é o nome da ilha onde Fernão Mendes pinto e os seus companheiros portugueses aportaram no Japão, o que constituiu o primeiro contacto conhecido historicamente entre os dois povos.
Na espingarda que os portugueses levaram para o Japão (séc. XVI), pode encontrar-se a origem da unificação desse país.
Não deixa ainda de ser curioso que a ópera Madame Butterfly conte uma história idêntica à passada no episódio amoroso subjacente à nossa oferta do “cão” da espingarda (relatado em “Teppò Ki” (Crónica da Espingarda) por um monge Zen em 1607, sessenta anos depois dos factos ocorridos e algum tempo depois da data em que Fernão Mendes Pinto escrevia a sua “Peregrinação” – 1578).
É nesta dupla perspectiva, pelo olhar português e pelo olhar japonês, que se pretende recriar o que foi experimentado no tempo das nossas descobertas: um confronto de culturas.
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
T de Lempicka
John Krizanc
duração: 1h05 + Piatti + 1h05 + Dolci
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: Depois de uma iniciática fila de espera muito conectada com o local onde nos encontramos, somos conduzidos por um mordomo, Dante Fenzo, ex-gondoleiro para o Il Vittoriale degli Italiani a casa de campo de Gabriele d’Annunzio. No final da fila aguarda-nos um camisa-negra mussoliniano que nos carimba um passaporte válido para dois dias: 10 e 11 de Outubro de 1927. Está para chegar precisamente nesse dia 10, a senhora Tamara de Lempicka (1898-1980) naquela época uma encantadora e jovem pintora polaca que pensa ir para Il Vittoriale pintar o retrato de um grande homem Gabriele d’Annunzio. Contudo logo que toma contacto com o grande poeta, fica surpreendida por o ver mais interessado em seduzi-la do que em pagar-lhe o trabalho que lhe encomendou e que a fez sair de Paris. Assim sendo, apercebemo-nos ao longo da acção da dicotomia feminilidade-masculinidade que Tamara de Lempicka estabelece e que se tornará uma postura muito própria da sua personalidade, acreditando que todos os seres humanos, homens e mulheres, são uma mistura destas duas componentes: na peça o retrato de Gabriele d’Annunzio não chega sequer a ser esboçado pela famosa pintora…
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
Corto Maltese - Concerto em O'menor para Harpa e Nitroglicerina
Hugo Pratt
duração: 30 mn + Irish Coffee + 30 mn + Jantar
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: Corto Maltese envolve-se no conflito que opõe a Irlanda à Inglaterra, na sequência da Revolta da Páscoa (Dublin 1916), quando a República da Irlanda é declarada unilateralmente.
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
Diálogo das Compensadas
João Aguiar
duração: 1h15 + Doces Conventuais + 45 mn
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: Num ponto qualquer de um futuro distante, um cronista decide-se a narrar um caso de proveito e exemplo ocorrido nos recuados princípios do séc. XXI. Como base de trabalho, ele possui fragmentos de um livro publicado nessa mesma época – escrito portanto em português decadente, talvez já contaminado pelo novo idioma que viria a substitui-lo, o Yeah-Yeah-Man. Negando-se a recuar perante a dificuldade, o nosso cronista aproveita as partes mais legíveis do texto original e completa-as na boa e clara linguagem do português ressuscitado. Assim surge o Diálogo das Compensadas, cujas principais figuras são um jovem da geração Reality-Show, e uma abadessa não isenta de mistérios e segredos.
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
A Comissão de Festas
(Ten Times Table)
Alan Ayckbourn
duração: 1 h + Jantar + 45 mn
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: A Comissão de Festas de Tomar, decidiu aproveitar uma página local baseada num vago acontecimento histórico, “O Massacre dos Doze Nabantinos”, para fazer uma representação de teatro histórico. Na Comissão, contudo, há um jovem professor de esquerda que decide aproveitar o projecto para a defesa da revolução proletária. As reuniões da Comissão tornam-se batalhas simbólicas na defesa dos pontos de vista contrários, de, esquerda e de direita, cuja facção é liderada pela conservadora mulher do presidente da Comissão. O próprio acontecimento transforma-se num violento confronto entre as duas facções, com resultados catastróficos. A intervenção da Polícia traz uma relativa acalmia final, mas já outra representação de teatro histórico – Franceses contra Tomarenses – parece uma atraente possibilidade.
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
A Morte do Lidador
Alexandre Herculano
duração: 1h + banquete medieval
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: O velho fronteiro de Beja ao tempo de D. Afonso Henriques (1179), insiste em comemorar o seu 95º aniversário provocando uma escaramuça com ou mouros. O resultado, que poderia ter sido desastroso, acabou por se saldar numa “vitória de Pirro”.
O espectáculo aproveita a magnífico enquadramento da quinta da Cardiga (Golegã) para fazer evoluir os combatentes da cavalaria e peonagem cristã e moura. No final é partilhado um banquete medieval com o público.
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
Rapariga com Brinco de Pérola
a partir de Tracy Chevalier
duração: 0h45 + copo d'agua de festa de baptizado do filho de Vermeer + 0h45
Exposição de fotografia no site fponto
sinopse: O quotidiano em casa do pintor holandês Vermeer, em Delft, no séc XVI, a partir da vivificação ficcionada dos seus quadros.
Copo d’água da festa de baptizado do novo filho de Vermeer incluído.
Comentar este Espectáculo
Ler Comentários
---- 1 | 2 | 3 | 4

Copyright © Fatias de Cá, 2003 - Desenvolvido por: josé vaz e silva